Back to WhereThereBeDragons.com

The monument

Para finalizar a visita a Dakar, fomos ao Monumento do Renascimento Africano. Após um grande tempo preso no trânsito, chegamos lá, e logo fiquei impressionado com suas dimensões, e como um bom brasileiro, a comparação com o Cristo Redentor e a querida cidade do Rio de Janeiro foi inevitável.

O monumento foi construído pelo segundo presidente do Senegal e simboliza o renascimento da África após a colonização, o que o torna um símbolo nacional. Apesar de sua beleza e sua importância ao continente, existem controvérsias em sua construção, já que bilhões de CFA foram gastos, que poderiam ter sido destinados para outros setores, onde possivelmente teriam maior impacto no país.

Sobre nossa visita, a vontade de conhecer falou mais alto que o cansaço depois de um longo dia. Tínhamos que subir dezenas de escadas, mas a energia do grupo e todas as risadas, foi uma tarefa fácil. Ao chegar no topo, além do belo monumento, tínhamos uma vista espetacular de toda cidade de Dakar e da charmosa ilha de Goree, o que também foi um tempo perfeito para refletir.

Infelizmente, foi uma visita muito rápida, mas tivemos tempo suficiente para poder entender um pouco mais sobre sobre a vasta cultura senegalesa.